Foto: Reprodução Agência Brasil
O laboratório Takeda, fabricante da vacina Qdenga, vai ampliar a produção das doses contra a dengue por meio de uma parceria firmada com o laboratório indiano Biological E.
Em nota, a Takeda informou que a Biological E. vai passar a produzir 50 milhões de doses da Qdenga por ano, permitindo alcançar a meta de entregar 100 milhões de doses até 2030.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
De acordo com o comunicado, a parceria atende à necessidade específica de fornecer doses para programas nacionais de vacinação no intuito de ajudar a proteger populações mais vulneráveis.
— Essas doses serão, ao final, disponibilizadas para aquisição por governos de países endêmicos até 2030, no mais tardar, para apoiar programas nacionais de imunização — destacou o laboratório Takeda.
- Brasil já registra metade dos casos de dengue contabilizados em 2023
- Rio Grande do Sul registra oitava morte por dengue em 2024
- Mais de 4 mil residências são vistoriadas em ações de combate contra a dengue em Santa Maria
- Após aumento de casos de dengue, procura por repelentes cresce em Santa Maria; confira os produtos mais indicados
Brasil
A Qdenga foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado e começou a ser distribuída este mês a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para a imunização de crianças e adolescentes.
A seleção de municípios, de acordo com a pasta, foi necessária em razão da quantidade limitada de doses disponibilizada pelo fabricante. Com o anúncio da Takeda, a expectativa é que mais cidades brasileiras possam ser contempladas e que outros grupos possam ser imunizados contra a dengue.